27 Abril 2024

Google Agora Afirma que os Core Web Vitals São Usados em Seus Sistemas de Classificação

2 min read

O Google atualizou sua documentação para reconhecer que os Core Web Vitals (CWV) são usados em seus sistemas de classificação, mas evita afirmar que são fatores de ranqueamento.

O Google atualizou a documentação de Experiência da Página para deixar explicitamente claro que os Core Web Vitals são utilizados pelos seus sistemas de ranqueamento. O curioso sobre a mudança é que o Google continua a não dizer que os Core Web Vitals são um fator de ranqueamento.

Googlers e Declarações Sobre Fatores de Ranqueamento
Algo meio estranho sobre os Googlers é que parece que eles tendem a não usar a frase “fator de ranqueamento”. Por exemplo, fiz uma pesquisa no site do blog do ex-engenheiro do Google Matt Cutts e não consegui encontrar uma única instância dele escrevendo a frase “fator de ranqueamento” em qualquer uma de suas postagens. O mesmo ocorre com seus vídeos no YouTube quando falam sobre links, como aqui e aqui.

John Mueller disse que os Core Web Vitals eram um fator de ranqueamento há três anos no Reddit, em referência aos Core Web Vitals (CWV), mas o explicativo do Google sobre Experiência da Página nos Resultados de Pesquisa nunca diz explicitamente que os Core Web Vitals são fatores de ranqueamento.

Isso nos leva ao SearchLiaison do Google, que causou alvoroço em fevereiro de 2024 ao twittar que a documentação do Google não dizia que os Core Web Vitals (CWV) eram um fator de ranqueamento ou um sinal.

O SearchLiaison está correto. O documento explicativo Experiência da Página nos Resultados de Pesquisa realmente não dizia que os Core Web Vitals são um fator de ranqueamento, nem mesmo em 2022, quando foi publicado pela primeira vez.

Google Quase Diz que CWV É um Fator de Ranqueamento
Após toda a explicação sem reconhecer os Core Web Vitals como um fator de ranqueamento e dois anos de opacidade em sua documentação sobre Experiência da Página nos Resultados de Pesquisa em relação aos fatores de ranqueamento, o Google mudou de ideia e atualizou sua documentação para quase dizer que os Core Web Vitals são um fator de ranqueamento.

A nova documentação não usa a frase “fator de ranqueamento” ou “sinal de ranqueamento” em referência aos Core Web Vitals. Mas agora reconhece explicitamente que os CWV são utilizados pelos sistemas de ranqueamento do Google, o que é menos ambíguo do que a declaração anterior de que pontuações altas em CWV são recomendadas para “sucesso na Pesquisa”.