Nova Rota Ferroviária dos EUA Lucra em Menos de Duas Semanas
2 min readUma nova rota ferroviária conseguiu gerar lucro em apenas 11 dias – uma das poucas linhas da Amtrak apoiadas pelo estado a alcançar tal feito.
A rota de St. Paul a Chicago da Amtrak gerou $600,000 em receita operacional durante maio, enquanto os custos operacionais foram de $500,000 – um lucro operacional de $100,000, apesar de estar aberta por menos de duas semanas.
De acordo com um relatório mensal de desempenho divulgado no final de junho, a nova linha, conhecida como Borealis, atendeu 6.600 passageiros no curto período em que esteve operacional desde seu lançamento em 21 de maio.
A Newsweek entrou em contato com a Amtrak para comentar.
A rota Borealis, inicialmente chamada de Twin Cities-Milwaukee-Chicago (TCMC) durante o planejamento, complementa o já existente trem de passageiros de longa distância Empire Builder.
A Borealis possui 11 paradas intermediárias, completando a jornada em aproximadamente 7 horas e 24 minutos. Paradas importantes incluem Milwaukee, Winona, La Crosse e Red Wing, com os terminais sendo a Estação Union de Chicago e o Depósito Union de Saint Paul.
“Houve anos em que parecia que o anúncio de hoje nunca aconteceria, e ainda assim, aqui estamos nós hoje celebrando uma nova viagem de ida e volta que transformará o transporte neste corredor movimentado”, disse Jim Mathews, Presidente e CEO da Rail Passengers, em maio antes da inauguração da nova linha.
“Trens de passageiros significam viagens que são retiradas das rodovias e do céu, salvando vidas, limitando a poluição e abrindo novas possibilidades. Esses novos trens também significam novas viagens que de outra forma não teriam acontecido, produzindo retornos diretos para as comunidades que servem”, acrescentou.
De acordo com a pesquisa, 60% dos eleitores elegíveis apoiaram a construção de novas ferrovias de alta velocidade em todo o país, em comparação com apenas 7% que foram contra.
A maioria dos entrevistados também apoiou a proibição de voos de curta distância para viagens que poderiam ser concluídas por ferrovia em menos de duas horas e meia.
No início de junho, a Newsweek relatou que os planos para uma ponte ferroviária móvel de $1.3 bilhões em Connecticut estão prestes a começar depois que a Amtrak concedeu um contrato de construção para o projeto.