16 Setembro 2024

As ações da Peloton disparam 35% à medida que o plano de recuperação ganha força e as perdas diminuem

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A Peloton anunciou nesta quinta-feira que está saindo do vermelho e conseguiu um ligeiro aumento nas vendas pela primeira vez em nove trimestres, ao reduzir significativamente suas perdas. As ações da empresa subiram 35% na quinta-feira.

A empresa, especializada em equipamentos de fitness conectados, que vem sendo gerida por dois membros do conselho desde a renúncia do ex-CEO Barry McCarthy no início deste ano, viu suas vendas crescerem 0,2% durante o quarto trimestre fiscal. Embora seja um aumento modesto, é a primeira vez que a Peloton registra um crescimento anual de receita desde o período festivo de 2021.

A Peloton também indicou que está pronta para focar na lucratividade em vez do crescimento, com cortes significativos nos gastos com marketing e vendas, além de um aumento substancial no fluxo de caixa livre e no EBITDA ajustado. Esses cortes ajudaram a Peloton a reduzir suas perdas trimestrais para 30,5 milhões de dólares, em comparação com 241,1 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

Veja como o fabricante da Bike e do Tread se saiu em comparação com as expectativas de Wall Street, com base em uma pesquisa de analistas da LSEG:

  • Perda por ação: 8 centavos contra 17 centavos esperados
  • Receita: 644 milhões de dólares contra 631 milhões de dólares esperados

No período de três meses encerrado em 30 de junho, a Peloton reduziu significativamente suas perdas. A empresa registrou uma perda de 30,5 milhões de dólares, ou 8 centavos por ação, em comparação com uma perda de 241,8 milhões de dólares, ou 68 centavos por ação, um ano antes.

As vendas aumentaram para 643,6 milhões de dólares, uma alta de cerca de 0,2% em relação aos 642,1 milhões de dólares no ano anterior. Embora seja um aumento de apenas 1,5 milhões de dólares, a Peloton conseguiu isso em um momento em que as vendas normalmente são um pouco mais lentas para a empresa, já que o trimestre se estende para o verão, quando as pessoas estão mais focadas em sair e viajar do que em se exercitar. A última vez que a Peloton registrou crescimento de vendas ano a ano foi durante o período de festas de 2021, que é tipicamente o trimestre mais forte da empresa.

Ganho no mercado secundário

Durante o trimestre, as vendas dos caros equipamentos de fitness conectados da Peloton caíram cerca de 4%, continuando uma tendência para a empresa. No entanto, a receita de assinaturas subiu 2,3%, e a margem bruta do segmento aumentou em 1 ponto percentual.

Embora as vendas de hardware tenham diminuído, a Peloton está aumentando sua receita de assinaturas por meio do mercado secundário, onde as pessoas podem comprar bicicletas ergométricas usadas por uma fração do custo de uma nova. Durante o trimestre, a receita de assinaturas de hardware compradas no mercado secundário cresceu 16% ano a ano.

“Acreditamos que uma parte significativa desses assinantes é incremental e apresenta taxas de cancelamento líquido mais baixas do que os assinantes de aluguel”, disse a empresa em uma carta aos acionistas.

Embora as vendas de hardware tenham prejudicado o desempenho geral da Peloton, as vendas do Tread estão crescendo após a empresa superar um recall dispendioso. Durante o trimestre, as vendas da linha de esteiras da Peloton cresceram 42% em relação ao ano anterior.

A empresa também está vendo sinais positivos em seu programa de aluguel de bicicletas, que permitiu liberar um excesso de estoque. Durante o trimestre, a média de cancelamento líquido mensal pago por assinaturas de aluguel caiu 1,1 ponto percentual. A demanda tem sido tão constante que a empresa já não possui os níveis de inventário reformado necessários para abastecer esse lado do programa. A empresa interrompeu a oferta de seu programa original de aluguel de bicicletas em 1º de agosto e, desde então, viu a demanda crescer para o aluguel do Bike+, venda de Bikes originais reformadas e vendas financiadas de novas Bikes.

“Esses programas alternativos têm uma economia de unidade mais forte do que o aluguel original da Bike, com mais dinheiro pago antecipadamente e um perfil de retenção mais forte”, disse a empresa em sua carta aos acionistas.

Desde o fim da fase áurea da pandemia, a Peloton tem lutado para gerar fluxo de caixa livre e garantir que possui ativos suficientes em seu balanço para cobrir suas muitas responsabilidades. No início deste ano, a empresa anunciou um vasto plano de reestruturação que incluiu a redução de 15% da força de trabalho global da empresa para alcançar uma economia de custos anualizada de 200 milhões de dólares até o final do exercício fiscal de 2025.

Esses esforços estão começando a dar frutos.

Durante o trimestre, a Peloton entregou EBITDA ajustado e fluxo de caixa livre pelo segundo trimestre consecutivo – um feito que não ocorria desde o auge da pandemia de Covid-19. A empresa registrou 70 milhões de dólares em EBITDA ajustado, muito mais do que os 53 milhões de dólares que os analistas esperavam, de acordo com a StreetAccount.

Esse indicador subiu 105 milhões de dólares em relação ao período do ano anterior e 64 milhões de dólares trimestre a trimestre.

A Peloton também gerou 26 milhões de dólares em fluxo de caixa livre, em comparação com um valor negativo de 74 milhões de dólares no período do ano anterior e 8 milhões de dólares no trimestre anterior.

As melhorias no balanço da Peloton vêm após a empresa completar uma refinanciamento massivo de sua dívida que evitou uma iminente crise de liquidez e adiou o vencimento de sua dívida por vários anos.